Como conseguir certificado do Ensino Médio em 2024? Regras

Educação
Certificado ensino médio 2024

Ter concluído o Ensino Médio é um requisito básico para a maioria das oportunidades de estudo e emprego no Brasil. No entanto, muitas pessoas por diferentes razões não conseguem concluir seus estudos na idade escolar adequada. 

Felizmente, é possível obter o certificado do Ensino Médio mesmo após o término precoce do período regular de estudos via, por exemplo, o certificado Encceja 2024.

Ademais, existem diversas maneiras de obter o diploma, seja por meio de exames específicos, supletivos, cursos profissionalizantes, entre outras opções. Neste contexto, é importante entender quais são os requisitos e as etapas necessárias para obter o certificado do Ensino Médio e as instituições que oferecem essa oportunidade.

Encceja

Certificado do Ensino Médio via instituições federais

Nos últimos anos, muitas pessoas que não haviam concluído o ensino médio utilizavam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter o certificado de conclusão dos estudos. 

No entanto, em 2017, essa possibilidade foi retirada pelo governo. Agora, quem tem mais de 18 anos e deseja obter o certificado do Ensino Médio precisa buscar novos caminhos. Uma das alternativas é realizar cursos técnicos ou profissionalizantes de nível médio em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), que garantem a formação do ensino médio e a profissionalização.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) oferecem diversas opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, permitindo que os alunos concluam tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional. 

Para se inscrever, é necessário passar por um processo seletivo da instituição e os cursos têm uma duração média de dois a três anos. Contudo, caso você tenha mais de 18 anos e não queira estudar por tanto tempo para obter o diploma do ensino médio, existe uma alternativa para entrar na faculdade. Confira a seguir.

Certificado do Ensino Médio via Encceja

Obter o certificado de conclusão do Ensino Médio é uma exigência para muitas vagas de emprego e para ingressar em cursos de nível superior. 

Para aqueles que não concluíram essa etapa escolar, uma das formas de obter o documento é por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Criado inicialmente para conceder o certificado de nível fundamental, o Encceja foi ampliado e agora também concede o certificado de conclusão do Ensino Médio. Qualquer brasileiro com idade a partir de 18 anos pode participar do exame, cujas regras e datas de inscrição podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como funciona a prova do Encceja

O exame é dividido exatamente como o Enem, com 4 áreas do conhecimento abordadas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Cada uma das áreas do conhecimento avaliadas no Encceja contém 30 questões baseadas na Base Nacional Comum Curricular, o que significa que é preciso se preparar adequadamente antes de realizar a prova para obter o certificado do Ensino Médio. 

Para ajudar na preparação, muitas cidades oferecem aulas gratuitas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) à noite, permitindo que aqueles que trabalham possam estudar e trabalhar simultaneamente. Para obter o certificado, é necessário alcançar o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas avaliadas e uma pontuação igual ou superior a cinco pontos na redação. 

Caso não alcance a pontuação mínima em uma área, é possível solicitar uma declaração parcial e fazer apenas a prova da área em que não passou na próxima edição do Encceja.

Extensão da validade do certificado do Encceja

O certificado de conclusão do ensino médio conquistado através do Encceja 2024 é aceito em todo o território nacional e pode ser utilizado para ingressar em uma universidade, conseguir um emprego e participar de concursos públicos que exigem ensino médio completo. 

Mesmo que o Enem não esteja mais disponível como opção para obter o certificado, aqueles que já possuem o certificado pelo Encceja podem participar do Exame Nacional do Ensino Médio e se candidatar a todos os processos seletivos associados (contanto que atendam aos requisitos mínimos).

Com um bom desempenho no Enem, você poderá:

  1. Disputar uma vaga em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
  2. Concorrer a bolsas de estudos parciais e integrais via Programa Universidade para Todos (ProUni).
  3. Tentar financiar o curso a juros baixos e longo prazo com ajuda do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do governo federal;
  4. Entrar em faculdades privadas com a nota do Enem.

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *